quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Um sábio à beira do rio




Um homem ia cometer suicídio. 
Um mestre estava sentado à beira do rio onde ele ia se jogar. O mestre disse: 
- Espere um pouco! Espere! Você vai cometer suicídio?
O homem disse:
- Quem é você para me impedir?
O mestre lhe disse:
- Eu não estou impedindo você. Na verdade, eu gostaria de vê-lo cometendo suicídio, mas antes de fazê-lo, se você puder doar os seus dois olhos, porque o rei deste país ficou cego e os médicos disseram que se alguém puder doar-lhe os olhos, eles poderão ser transplantados e o rei poderá enxergar novamente. Mas tem que ser olhos de uma pessoa viva, não de um morto. E o que você quiser como recompensa, como prêmio, é só dizer e será seu. Assim, antes de suicidar-se, por que não fazer um pequeno negócio?
O homem disse:
- Quanto ele pagará? 
O mestre disse:
- O quanto você pedir, é só dizer.
Ele disse:
- Eu sou um pobre homem, não posso pedir muito. Dê-me uma sugestão. Eu vou cometer suicídio.
Então o mestre disse:
- Pense alto. Que tal, vinte mil rúpias?
O homem disse:
- Vinte mil rúpias? Meu Deus, eu nunca pensei que poderia ter vinte mil rúpias.
Mas o mestre disse:
- Você ainda pode pensar. Eu posso até mesmo dizer ao rei que você precisa de vinte milhões. Tudo depende de você, pois o rei quer os olhos e paga qualquer preço.
O homem disse:
- Vinte milhões? Mas então, por que eu deveria cometer suicídio?
O mestre disse:
- Isto é com você. Mas, viver uma vida sem os olhos, mesmo tendo vinte milhões de rúpias, não será muito agradável.
Já estavam a caminho do palácio, quando o homem começou a dizer ao mestre:
- Eu estou pensando outra coisa.
Ele disse:
- Que outra coisa? Você já subiu o seu preço de novo?
Ele respondeu:
- O preço não é a questão. Eu estou pensando: só por dois olhos, vinte milhões? E quanto às duas orelhas, o nariz, os dentes, todo o meu corpo? Qual o preço de todo o meu corpo?
O mestre disse:
- Você pode calcular, pois se são vinte milhões por apenas dois olhos...
O homem disse:
- Eu não vou vender. Eu vou para a minha casa.
O mestre disse:

- E quanto ao suicídio?
Ele disse:
- Eu pensava que você era um homem religioso. Você é um assassino!

http://acorujadomontesuntria.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário