quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Feng Shui



Breve introdução ao Feng Shui
29/08/2011 por Aoi Kuwan

Feng Shui é o instrumental destinado à intervenção prática no cotidiano.

Deriva de um sistema de conhecimentos elaborado a partir da observação, reflexão e, principalmente, interação diária do homem da China Antiga com a natureza. Partindo de visões distintas, unindo ciência, arte, astronomia, medicina, filosofia e esoterismo, o povo chinês vem coletando e transmitindo, de geração a geração, século a século, um conjunto conceitual que visa a perfeita integração do homem ao seu ambiente natural.

Registros e documentos indicam datar de 2.500 anos atrás as primeiras tentativas, surgidas no vale do Huang-Ho (Rio Amarelo), de elaborar métodos de análise de alterações climáticas, composições dos solos, pesquisas minerais e previsões meteorológicas. A humanidade ensaiava os primeiros passos na eterna luta para subjugar o imponderável em favor de melhorias na qualidade de vida. O destino mítico começava a ser passível de mudança.

De produção eminentemente agropecuária, a China daquela época possuía vínculos muito estreitos com o meio ambiente (hábitat). A religiosidade e o misticismo entranhavam-se e misturavam-se aos fenômenos naturais porque, se a natureza oferecia ao homem uma face generosa, proporcionando-lhe alimentação, vestuário, moradia e confortos materiais, também o aterrorizava, exibindo-lhe sua face caprichosa na forma de tempestades, enchentes, nevascas, secas e outras catástrofes imprevisíveis. O homem da China Antiga necessitava, pois, compreender a natureza e dialogar com ela para domá-la, apaziguá-la e respeitá-la.

Feng Shui é, portanto, a síntese-prática desse esforço de aproximação do cósmico. Trabalha, basicamente, com as energias positiva e negativa contidas no universo natural, as regularidades e irregularidades climáticas e pluviais, os padrões e os desvios nas ocorrências catastróficas, os fatores benéficos e maléficos da interferência humana na geografia da Terra; lida com uma gama de recursos modernos agregada ao universo da especulação filosófica e teosófica da China Antiga. A meta final é promover o desenvolvimento  de todos os povos.

Fonte: Feng Shui – Tien Pin, adaptado.
http://aoikuwan.com/2011/08/29/feng-shui/

Nenhum comentário:

Postar um comentário