sábado, 10 de dezembro de 2011

Mais sobre os Incensos

CROMOTERAPIA



A cromoterapia é o tratamento terapêutico que faz uso das cores e que tem por base a luz, Em exemplo desta que pode ser encontrado na natureza é o arco-íris, que é a luz do sol decomposta, repartida em faixas coloridas.

O arco-íris é composto por sete cores relacionadas a determinadas vibrações(ondas) que percorrem um caminho no qual se chega às densidades das cores. Quanto mais rápido o comprimento de onda da luz, tem-se como resultado uma vibração mais sutil. Do contrário, será mais densa. Podemos assim, entender como surgem as cores e ainda relacioná-las ao seu funcionamento. Se, através da imaginação, visualizarmos uma vibração ao redor do nosso corpo físico, poderemos ver suas camadas, que podem ser comparadas a essas cores. A camada de cor mais densa(violeta) estará mais próxima do corpo físico, enquanto a mais sutil estará mais distante.

Apresentamos aqui estas sete cores, associando sua simbologia aos incensos:

• VERMELHO – Esta cor desempenha um importante papel na constituição física humana. A cor vermelha é a cor mais quente, ativa e estimulante. Ela age em nosso corpo, fortalecendo a energia física, a força de vontade, o poder de conquista, a auto-estima e o impulso sexual. A cor vermelha, se usada em excesso, pode tornar agressiva e briguenta a pessoa que a usa. É símbolo do perigo, do fogo, do sangue, da paixão, da destruição, da raiva, da guerra, do combate, da aproximação e da conquista.

• LARANJA – A cor laranja é a mistura do vermelho com o amarelo, portanto ela traz os benefícios de ambas as cores. O laranja está relacionado à comunicação, facilitando a expressão e os relacionamentos. Ele estabelece um bom nível de dialogo entre as pessoas. A cor laranja traz sucesso, agilidade mental, atrai sorte e prosperidade, afasta a preguiça, proporciona e rejuvenescimento e energiza. É símbolo do encorajamento, do estímulo, da atração, da gentileza, da cordialidade, da tolerância e da prosperidade.

• AMARELO -A cor amarela é a cor da vivacidade e da nobreza. Atrai dinheiro e poder. Esta cor também representa a leveza, o desprendimento e a alegria. Produz desinibição, brilho e espiritualidade e traz luz para a solução de prob1emas. O uso excessivo dessa cor pode tornar irresponsável e volúvel a pessoa que a usa. O amarelo simboliza a criatividade, as idéias, o conhecimento, a juventude e a nobreza.

• VERDE -A cor verde mantém o equilíbrio e a harmonia em nosso corpo. Representa as energias da natureza, sendo a cor que transmite calma com mais intensidade que todas as outras. Traz esperança, perseverança, segurança e satisfação. Simboliza a vida nova, a fertilidade e a saúde. O seu uso em excesso pode determinar o orgulho, a superioridade e a arrogância.

• AZUL - A cor azul traz paz de espírito, acalma e proporciona clareza mental. Produz tranqüilidade e ternura. Promove o entendimento entre as pessoas, favorece as atividades intelectuais e a meditação e traz saúde emocional, paz e calma, reduzindo o stress e a ansiedade. A cor azul é símbolo da devoção, da fé, da sinceridade, da lealdade e da tranqüilidade.

• LILÁS - A cor lilás auxilia a expandir a mente, libertando-nos de medos e inibições. Traz conhecimento, responsabilidade, organização e compreensão. A cor lilás simboliza o relaxamento e acaba com a pressa e a agitação interior.

• VIOLETA - A cor violeta é tida como a cor da espiritualidade e da energia cósmica. Esta cor é excelente para purificação de ambientes, atuando nas emoções e na mente. Ajuda a encontrar caminhos para a espiritualidade, aguçando nossa intuição. Também combate a insônia. O violeta simboliza a dignidade, a devoção, a espiritualidade, a transformação e a purificação. Quando usado em excesso, pode provocar manias e fanatismo.

AROMATERAPIA


O termo "aromaterapia" é composto por duas palavras:

• AROMA -Significa cheiro agradável.

• TERAPIA -Tratamento que tem como objetivo a cura de indisposições mentais ou físicas.

A aromaterapia é feita com aromas naturais de flores, frutas e outras partes das plantas.
Com base nessas informações, dizemos que: "Aromaterapia é a arte de curar-se naturalmente através dos óleos essenciais extraídos das plantas".

Basicamente, a aromaterapia trata do equilíbrio físico, psíquico, energético e espiritual das pessoas. A natureza dos aromas influencia o complexo mente-emoção, auxiliando no tratamento da ansiedade e da depressão e propiciando a sensação de bem-estar e equilíbrio. Os aromas atuam diretamente no sistema límbico do cérebro, que é o responsável pelas emoções, instintos, memória e controle das atividades motoras.

Como os óleos essenciais são orgânicos, tendem a estar em harmonia com o corpo físico e com a psique.

Vamos dividir seus efeitos em fisiológicos e psicológicos:

• FISIOLÓGICOS - A ação básica terapêutica dos óleos essenciais consiste em fortalecer os órgãos e suas funções e agir no sistema imunológico do organismo.

• PSICOLÓGICOS – Os óleos essenciais atuam, por meio do olfato, sobre a mente, influenciando diretamente os estados psíquicos.

Os óleos essenciais são substâncias voláteis retiradas de plantas, seivas, madeiras, flores, raízes, caules, frutas e outros elementos, sendo altamente concentrados. Misturam-se facilmente aos óleos vegetais (amêndoas, semente de uvas, gérmen de trigo, etc.) e são insolúveis em água. Têm seu aspecto químico parecido com o da água e sua coloração varia do transparente aos tons amadeirados.

Durante a queima dos incensos, os óleos essenciais trazem benefícios terapêuticos, não exalando aroma por serem voláteis.



Apresentamos aqui alguns dos óleos essenciais que são adicionados aos incensos e suas respectivas propriedades:

• BENJOIM -Extraído da casca, atua no combate ao esgotamento emocional, agitação e tristeza. É calmante, purificador e rejuvenescedor.

• BERGAMOTA -Extraído da casca, é digestivo, vermífugo (combate vermes), analgésico e refrescante. Atua contra ansiedade, aumenta a confiança e é reanimador.

• CAMOMILA -Extraído das flores, sedativo, diurético, calmante e reconfortante. É recomendado para a estafa e a insônia, descansando a mente e o espírito.

• CANELA -Extraído da casca, é anti-séptico e afrodisíaco. Age nas hemorragias, estancando o, sangue. Usado moderadamente nos ambientes, e bom para purificar o ar.

• CITRONELA -Extraído das folhas, é um excelente repelente de insetos. Atua também como desodorizador e purificador de ambientes que necessitam de muita higienização. É carminativo, bactericida e fungicida.

• GERÂNIO - É extraído das folhas e hastes da planta. Promove o equilíbrio hormonal, é inseticida e diurético. Atua como antidepressivo, acalma os medos, controla a ansiedade e equilibra as emoções.

• HORTELÃ PIMENTA - Extraído das folhas, atua no aparelho digestivo contra náuseas e vômitos. É descongestionante das vias aéreas, clareia os pensamentos e diminui o sono.

• LARANJA - Extraído da casca da laranja doce, tem ação sedativa nas tensões e insônia. Atua também contra gripes e resfriados. E calmante, antidepressivo e eficaz contra a solidão e a tristeza durante o trabalho.

• LAVANDA - Extraído das flores, é analgésico, desintoxicante, calmante, desodorante, sedativo e anti-séptico em picadas de inseto.

• OLÍBANO - Extraído das folhas, age como revitalizante e tônico. Atua contra a estafa nervosa, é estimulante e purificador ambiental.

• ROSA - Extraído das pétalas, é regenerador celular, regulador, ~ afrodisíaco, estimulante e animador do sistema reprodutor. Age contra náuseas, tensões e insônia.

• SÂNDALO AMlLIS -Extraído da árvore Sândalo, é antidepressivo, carminativo e atua também contra cistites e soluços. E bom para a meditação e rituais.

• YLANG-YLANG - É extraído das flores e tem ação calmante e sedativa. É afrodisíaco e antidepressivo. Este óleo acalma e inibe a raiva originada de alguma frustração.

• EUCALIPTO GLÓBULOS - Extraído das folhas, é um poderoso bactericida, analgésico e descongestionante. Age também em picadas de insetos e contra sinusites, resfriados e dores musculares.

• LAVANDIM ABRIALIS- Extraído das flores, atua nos mesmos campos que o óleo essencial de lavanda, porém com menos potência.

• LIMÃO SICILIANO - Extraído da casca do fruto, é desintoxicante, estimulante, refrescante e anti-séptico. Eficaz contra o descontrole e o sono profundo (letargia).

• MENTA TRITRETIFICADA - Extraído das folhas, renova a energia vital. É usado também nos desmaios e vertigens e contra dores de cabeça e enxaquecas. Desperta a auto-confiança, a coragem e a atenção.

• ROSMARIM - Extraído das flores, possui aroma refrescante e animador. E indicado para fortalecer o sistema nervoso central. Este óleo desperta, dá força e traz vitalidade. É antidepressivo, anti-séptico e carmitativo.

O método para aromatizar os incensos consiste na utilização de essências especiais para incenso. As essências têm valor místico e proporcionam o exalar do aroma durante a queima dos incensos, não tendo como meta o tratamento terapêutico que pode ser encontrado nos incensos feitos com óleos essenciais.

Aqui estão algumas essências especiais para incenso e suas respectivas qualidades:

• ALFAZEMA - Aumenta a popularidade, constrói amizades, equilibra a saúde e favorece os empreendimentos.

• ARRUDA - Limpa ambientes carregados, afasta influências negativas, intensifica a força de vontade e combate a inveja.

• BENJOIM - Alimenta a espiritual idade e facilita o exorcismo. Elimina os bloqueios espirituais e favorece os pedidos de ajuda a Deus.

• CANELA - Atrai prosperidade e sorte, abençoa o ambiente, elimina idéias fixas, vitaliza a aura, aumenta a alegria de viver e protege contra o mau-olhado e outras perturbações.

• CRAVO - Favorece a concentração, aumenta a energia, traz prosperidade e ganhos materiais, é excitante e afrodisíaco e ajuda expulsar as forças negativas.

• LARANJA- Promove impulso e ação, ativando a sexualidade. Dá iniciativa e agilidade e desbloqueia a alegria.

• LAVANDA - Usada para melhorar as finanças e atrair dinheiro. Eficaz para abrir a mente e harmonizar o indivíduo com as realidades do cotidiano.

• LIMÃO - Traz proteção. Com seu aroma leve e refrescante, é indicada para aliviar as tensões e o stress.

• MIRRA - Protege e abençoa, propiciando a união do ser com a Força Criadora. Traz saúde e sucesso nos negócios. Aumenta a consciência e acalma os medos relativos ao futuro. Eficaz para a purificação e poderosa no equilíbrio das funções do corpo.

• ROSA- Melhora a condição amorosa, aumenta a vibração da aura, afasta a insônia e harmoniza os planos mental e emocional. Purifica os ambientes e favorece os estudos e a espiritualidade.

FITOTERÁPICOS



A fitoterapia é um método de cura que procura identificar nas. folhas, frutos raízes as melhores alternativas para produzir mais saúde e qualidade de vida as pessoas. Ela une a ciência à natureza.

Pode-se aplicar conceitos básicos da fitoterapia na confecção de incensos. Para que haja o exalar do aroma é indispensável a utilização de essências, pois as ervas, em alguns casos, não são suficientes para produzir o aroma.

Pode-se adicionar aos incensos raízes, folhas, cascas, sementes, flores, frutos e caules, desde que estejam desidratados, triturados e passados por uma peneira fina. Se houver indícios de umidades das ervas escolhidas, certamente ocorrerão alterações no processo de queima dos incensos.

Eis algumas indicações de ervas que podem ser adicionadas aos incensos e suas funções:

• ALECRIM - Estimulante e ligeiramente diurética, é empregada também para combater dores articulares.

• ALFACE -É usada contra a insônia, a excitação nervosa e palpitações.

• ALHO - Ótimo purificador, bactericida e vermífugo. Atua contra a pressão baixa.

• ALFAZEMA - Age como sedativo em resfriados, enxaquecas e dores de dente. É usada também para a purificação.

• ARRUDA - Repele insetos e alivia as dores de cabeça. É usada também em rituais espíritas para afastar a negatividade.

• BABOSA - Cicatrizante, atua contra inflamações. Também possui propriedades rejuvenescedoras.

• BOLDO DO CHILE -Evita a cólica e é estimulante da , secreção biliar.

• CALÊNDULA -Expectorante, excitante e anti-séptica. Era usada pelos antigos para atrair prosperidade e obter rejuvenescimento.

• CAMOMILA - Anti-inflamatória, age contra a má digestão sedativa. Também é usada para atrair prosperidade.

• CARQUEJA - Age como diurético e regula o aparelho digestivo.

• CATUABA - Tonifica todo o organismo, é estimulante sexual masculino e feminino e auxilia no tratamento do desânimo.

• CEBOLA (casca) - Vermífuga, diurética e expectorante.

• ERVA DOCE - Acalma a excitação nervosa e a insônia, facilita a digestão e é diurética. Usada também para acalmar ambientes de trabalho.

• EUCALIPTO - Balsâmico. Suas folhas são úteis contra as inflamações das vias respiratórias.

• GINKGO BILOBA - E estimulante da circulação sanguínea e previne o envelhecimento precoce, preservando por mais tempo a autonomia e a qualidade de vida.

• HORTELÃ - É estimulante e atua também como calmante e analgésico.

• GUARANÁ - Tônico geral do organismo, combate afadiga, a sonolência e a ineficiência mental e física.

• LAVANDA - sedativa e anti-inflamatória, facilita a digestão e age contra a tosse e os resfriados. E usada também para purificar os ambientes.

• MELISSA - Também conhecida como erva cidreira, atua contra as dores de cabeça, é sedativa, boa para a digestão e age contra gripes e fadigas. E usada também para fortalecer o amor, simbolizando o sucesso principalmente no amor e nos processos de cura.

Adaptado de

Nenhum comentário:

Postar um comentário